Tuesday, March 25, 2008

Não resisti em opinar!

E lá ficam agora vocês a pensar outra vez! Está-me este individuo s 3500 km de distância de Portugal e está para aqui a opinar outra vez sobre algo que acontece neste canto à beira mar plantado!

Mas esta situação da pseudo - agressão a uma Professora por uma aluna do nono ano! Meus amigos, a situação é para processo disciplinar à criancinha por falta de respeito à professora, mas não vamos fazer uma tempestade num copo de água! Digamos que acontecem coisas bem mais graves nas escolas portuguesas em outras zonas bem mais problemáticas! E não vejo nenhuma dissertação demagógica por um dos nossos políticos acerca dos problemas nas escolas em zonas problemáticas do Porto, Lisboa ou outras cidades do País.

Ao passar os olhos por alguns comentários deixados por leitores do Publico on-line ao vídeo que o engraçadinho da turma decidiu colocar no Youtube veio-me a vontade de ter essas pessoas ao meu lado e esganá-las. Mas o que me aborreceu mais foi o aparecimento da conotação mais uma vez errada de uma presumível geração rasca. Havia um a dizer que se é esta a geração que me vai pagar a minha reforma então é melhor morrer novo! Meu amigo, eu sou de uma geração que infernizou a vida a uma pobre professora de CTV no 10º ano, com atitudes não muito longe à evidenciada no filme por toda aquela turma. E olhe, hoje em dia uns trabalham para a GALP, outros são dentistas, alguns são engenheiros, enfermeiros e outros ainda estão a fazer o doutoramento em Inglaterra, Itália ou eu mesmo na Hungria. Só alguns exemplos, meter as profissões de responsabilidade que desempenhamos todos é difícil. Se o que fizemos à pobre Fadista é correcto, não, não, é! Se devíamos ter sido chamados à atenção, sim devíamos, e até acho que fomos. Porém são comportamentos normais derivadas da irreverência juvenil! Que devem ser analisados e tratados da maneira mais adequada. Mas não dramatizar, irrita-me as pessoas que se esquecem que já foram jovens uma dia!

Se a culpa, se dos professores, se dos pais, se dos alunos ou se do governo não sei! Talvez um pouco de todos.

4 comments:

Anonymous said...

nem mais!

LPE said...

pois... mas se clhar uma suspensaozinha de alguns dias (muitos) a aluna nao seria ma ideia...
a possibilidade de mandar fora da aula os alunos mal comportados tambem nao seria ma ideia...
E claro, tb eu tive professores com os quais se fazia o que queriamos... tb eu tive professores que uma hora depois, e so com um olhar, silenciavam toda uma turma...
mas temos de dizer, nunca, mas nunca me passou pela cabeca a "agressao" ou o desrespeito a este ponto, e o problema esta em quem deve dar educacao.
A escola desempenha um papel muito importante, mas se e desautorizada pelos doutores e engenheiros pais destes jovens nao ha muito a fazer...

gmo said...

Eu com isto nao quero dizer que a criancinha nao devia ser responsabilizada, claro q sim, e tambem toda a turma que achou muita piada `a situacao. So' acho que acontecem coisas muito piores nas escolas do nosso Portugal! E como sempre ha' um irresponsavel aproveitamento politico de quem devia ter mais responsabilidade! E depois a teoria da geracao rasca sempre me irritou!

Anonymous said...

Este jovem que fala aqui de guelra aberta é um menino! Enquanto o pessoal infernizava a professora de CTV ele ficava num cantinho a rir que nem um rato. Pensa bem nas pessoas que realmente atrofiavam a pobre professora de CTV e vê lá o que estão a fazer da vida...
db